Aprenda como recriar o estilo de um monitor antigo, usando os modos de mesclagem do Photoshop e opções de filtro.



Publicado originalmente na edição número 45 da revista Photoshop Creative.

Os estilos retrô são a grande onda entre os usuários criativos do Photoshop, inspirados por uma série de recursos impressos, tais quais fontes clássicas, temas dramáticos e efeitos visuais de época. Muitos dizem que essa atração é uma reação contra os estilos sintéticos criados pelamídia digital moderna. Mas um visual mais tecnológico também envelhece, e um exemplo muito popular no momento, que pode ser visto no design para a Web, em logotipos e mesmo em obras cinematográficas de grande orçamento comoTron: Legacy. Este é o estilo com um efeito visual que lembra os monitores de vídeo dos anos 1980 e a qualidade de gravação do VHS.
A reprodução autêntica deste efeito depende da aplicação inteligente das poderosas ferramentas do Photoshop. O primeiro passo é selecionar afonte certa, sendo preferíveis os tipos mais quadradões. O processo posterior é rápido, com o uso de modos de mesclagem que interagem com camadas de texto coloridas. Os filtros também participam na recriação desses efeitos, especialmente Gaussian Blur, Noise e Horizontal Grain Settings, de Texture.

01 Texto colorido
Para começar, selecione uma fonte marcante – a nossa escolha foi a fonte nativa do Photoshop Haettenschweiler – e duplique a camada de texto três vezes. Ajuste cada duplicata subsequente para vermelho (R: 255, G: 0, B:0), verde (R: 0, G: 255, B:0) e azul (R: 0, G: 0, B:255). Rasterize cada uma das camadas.

02 Adicione mesclagens
Defina todos os modos de mesclagem como Exclusion, movendo ligeiramente todas as camadas atrás das letras originais. Ponha a camada de texto original no alto da pilha, escolhendo a mesclagem Overlay. Aplique um Filter > Blur > Gaussian Blur com Radius de 1 px a todas as camadas duplicadas. Depois, com Transform > Skew, incline o texto para a direita.

03 Tela granulosa
Mescle todas as camadas em uma nova e selecione a metade inferior dessa nova camada com a ferramenta Rectangle Marquee. Duplique sua seleção em uma nova camada (Cmd/Ctrl + J), desloque-a ligeiramente para a esquerda, aplique um Stroke de 1 px, com Position ajustada para Innes, a mesclagem em Dissolve e Opacity em 20%.