Quem publica na internet, seja profissionalmente ou como hobby, já deve ter se feito estas perguntas: Como andam meus acessos? De onde vêm meus visitantes? O que eles acessam? No caso dos editores que levam seus sites à sério, a pergunta também está ligada à monetização. Afinal, para atrair anunciantes é nescessário provar a existência de seu público. A resposta pode ser facilmente apresentada por sistemas de monitoramento estatísticos, que podem ser divididos em 2 categorias:

- SERVIÇOS REMOTOS – Empresas ou serviços que geram estatísticas através da web.
- SCRIPTS PROPRIETÁRIOS – Sistemas que geram estatísticas através de scripts instalados localmente.

 

 

As duas opções possuem versões pagas e gratuitas e dentre as diversas opções, para ambos os casos existem sistemas que se especializam em um determinado tipo de situação. Por exemplo, existem sistemas adequados ao comércio eletrônico que identificam a origem do cliente e o rastreia até a conclusão da compra, apresentando os produtos adquiridos e o valor negociado. Outros são especializados em rastrear as ações do visitante dentro do site, contabilizando por exemplo, quais links em seu site são mais clicados, sendo possível desta forma, saber qual “palavra linkada” ou página de conteúdo chama mais atenção. Enfim, as possibilidades de monitoramento são quase infinitas.

PRÓS E CONTRAS

SISTEMA ESTATÍSTICOS DE TERCEIROS
Geralmente o sistema remoto é o mais simples de ser implementado. Isto porque não envolve instalações ou configurações complicadas. Basicamente, é só abrir uma conta no site que oferece o serviço e pegar algumas linhas de código que deve ser adicionada em suas páginas. Outra grande vantagem é que as informações são obtidas através de códigos em JavaScript que funcionam em qualquer tipo de página, seja estática ou dinâmica.

As desvantagens neste caso, são três:
1 – Se você tem um site estático, pode dar muito trabalho adicionar o código em todas as páginas de conteúdo.
2 – Seu site vai carregar o script que irá buscar respostas em outro servidor. Se este servidor estiver lento ou off-line, seu site também sofrerá uma pequena lentidão, pois vai estar sempre aguardando uma resposta à cada consulta.
3 – Para os mais reservados, é bom lembrar que os dados de seu site estarão sendo monitorados por terceiros, e que portanto, suas informações não são sigilosas.

SISTEMAS ESTATÍSTICOS PROPRIETÁRIOS
Estes sistemas são mais recomendados se os recursos para instalação de scripts em sua conta de hospedagem não forem problemas. Como aqui falamos de sistemas Linux, a exigência básica (mas nem sempre obrigatória) é de Banco de Dados, Diretório CGI-BIN, Acesso Shell, Apache e suporte à Perl, PHP e C++.

As desvantagens são 2:
- Obrigação de se usar um servidor com recursos para instalação do script.
- O script irá gerar relatórios que irão consumir espaço e irá aumentar a transferência de banda usada para receber as informações.

QUAL O MELHOR?

Passar a vida testando e avaliando serviços de monitoramento pode se tornar uma tarefa entediante. Dependendo de suas nescessidades, sempre haverá aquele sistema que oferece o recurso “y”, mas não oferece o recurso “x” e assim por diante. Vale lembrar que até hoje não conheci pelo menos dois sistemas estatísticos que apresentassem relatórios iguais. Geralmente não são nem aproximados. O problema é que cada sistema usa formas diferentes de interpretar o visitante. Para alguns, um robot pode ser considerado visitante. Para outros apenas quando a página é carregada completamente, o acesso é monitorado. Uma falha na transmissão de dados entre a página de conteúdo e o sistema de monitoração, também pode ocasionar diferenças.

A resposta para a pergunta então seria que não existe o melhor, e sim os mais conhecidos. Vamos falar um pouco sobre alguns deles, sem entrar em detalhes. Por padrão, todo sistema de monitoratmento estatistíco oferece recursos para se conhecer as versões de navegador, sistema operacional, resolução do monitor, páginas mais acessadas, páginas de entrada, links de referência, páginas de saída, pageviews, visitantes únicos, etc.

SCRIPTS

PHPSTATS - Não é o mais popular, porém é o script mais simples de instalar. Requer apenas um banco de dados para armazenar informações e suporte à PHP. Gera um código em JavaScript ou pode-se usar a função include do PHP para apresentar resultados atráves de indicadores de texto e gráficos.
I-STATS – Outro script gratuito e de simples instalação, utilizando a dobradinha PHP/MySQL para oferecer resultados simples e de fácil entendimento.
AWSTATS - Avaliado por muitos, como o um dos melhores sistema estatístico gratuito. De fato, as informações oferecidas pelo AWStats são claras e objetivas, sua interface é extremamente funcional. Geralmente é encontrado já instalado por padrão, nas versões mais recentes dos servidores web que usam Cpanel.
ANALOG - Este é o mais simples dos sistemas aqui apresentados, mas para muitos é o que apresenta os resultados mais realísticos em se tratando de logs de acesso. É instalado por padrão em quase 100% dos servidores web comerciais.
WEBALISER - Outro popular sistema estatístico, é muito comum encontrá-lo instalado por padrão ao lado do Analog na grande maioria dos servidores web.


SERVIÇOS GRATUITOS

GOOGLE ANALYTICS – Como tudo o que o Google põe a mão, este é mais um serviço que prima pela eficiência. A principal idéia do sistema, é oferecer as mais variadas informações sobre a navegação do visitante, dando ao webmaster total controle sobre os acessos de seu site, seja em modo executivo, comercial ou webmaster. O sistema ainda pode ser integrado ao Google AdWords, oferecendo detalhes sobre sua proposta de marketing.

SITEMETER – Um dos primeiros e mais famosos sistemas de monitoração remota, ainda é largamente utilzado por muitos sites. A versão gratuita exibe apenas uma pequena imagem que pode apresentar (ou não) os dados de acesso, servindo como publicidade.

SITETRACKER – Embora muito completo, a versão gratuita armazena informações apenas dos últimos 7 dias e apresenta uma pequena imagem publicitária.

BRAVENET – É um grande portal que oferece várias ferramentas de utilidade ao webmaster, incluindo serviço de monitoração, em troca de pequena imagem publicitária.

REALTRACKER – Se destaca por oferecer relatórios dispostos em formas de gráficos detalhados.

SIMPLEHITCOUNTER – Serviço simples que relata apenas os pageviews de sua página, mas é oferecido sem nescessidade de cadastro.

SERVIÇOS PAGOS

IMD – Serviço de auditoria e análize de tráfego brasileiro, utlizado por grandes sites e portais de conteúdo.

WEBTRENDS – Um dos mais conhecidos sistemas de monitoração paga, sendo largamente utilizado como argumento nas propostas de marketing de grandes portais.

ONESTATS – Eficiente, oferece relatórios realmente detalhados sobre tráfego e visitante.

 

Fonte: http://www.dgn.com.br/webmasters/qual-o-melhor-sistemas-de-estatisticas-para-sites/