Um dos elementos responsáveis pelo perfeito e adequado resultado em outdoors, sites, cartazes e outros, é sem dúvida, a tipografia. Quando usada corretamente, contraria muito bem aquele “velho-deitado”: Uma imagem vale muito mais do que mil palavras.

Uma fonte, assim como uma cor, possui a capacidade de transmitir uma sensação particular para cada indivíduo. Ela pode ser dirigida de forma diferenciada para cada sociedade, nação, crença, horário, clima, ambiente, causando uma impressão (muitas vezes) sugestiva a cada indivíduo que a lê.




Para você ter uma idéia do impacto que uma fonte e sua cor pode causar, veja as duas imagens abaixo:


Percebeu a diferença? Imagine só as sinalizações de trânsito utilizando fontes fantasia como na segunda imagem. O impacto seria insignificante e não subjetivo � mensagem real que a palavra deveria causar.
Antes de falarmos sobre os modos de aplicação e propriedades de cada estilo de fonte, vamos conhecer suas principais características:
1ª característica.
Negrito: Esse estilo representa atenção, algo que esta em destaque em meio a uma frase, ou mesmo uma palavra que merece maior atenção. Você pode observar isso na 1ª imagem acima, a fonte é pesada e pede atenção, imagine a mesma palavra de novo, sem estar em negrito:


Não é algo que chame a atenção, nem que cause grande impacto visual!
2ª característica.
Itálico: Também utilizado para realçar palavras ou expressões, funciona como um molde para palavras ou frases que fazem parte de outra linguística. Por exemplo:

3ª característica.
Sublinhado, Tachado e Sobreposto: Hoje se tornarão padrão para Links em geral, menos o estilo Tachado, que representa algo passado, errata. Mas em geral, representam algo que é “clicável” e que o mesmo, pode levar o leitor de um lugar para outro. Veja alguns exemplos:

4ª característica.
E s p a ç a m e n t o da separação entre caracteres, ou, kerning. Essa característica cuida de um espaço (maior ou menor) entre dois ou mais caracteres. Apesar de não ser muito “conhecido” entre todo o pessoal iniciante no ramo design , o kerning dos caracteres pode ser muito poderoso quando bem aplicado � s fontes & estilos corretos.
O espaçamento entre caracteres pode tornar uma palavra mais (ou menos) concreta, um texto mais lento (ou rápido), uma frase maior (ou menor). O efeito Kerning das palavras dá-se � pausa na leitura, ou mesmo a velocidade em que ela é lida pelo receptor.
Veja:


Com espaçamento muito expandido, esta palavra causa o mesmo impacto que a imagem anterior? (obs: usamos mesmo texto, fonte e cor)
Confira as 2 imagens abaixo, reflita!