Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

 

Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes, e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras, livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da internet, entre outros.

 

Design é também a profissão que projeta os artefatos. Existem diversas especializações, de acordo com o tipo de coisa a projetar. Atualmente as mais comuns são o design de produto, design visual, design de moda e o design de interiores. O profissional que trabalha na área de design é chamado de designer.

 

Finalmente, o design pode ser também uma qualidade daquilo que foi projetado.

 

O termo deriva, originalmente, de designare, palavra em latim, sendo mais tarde adaptado para o inglês design. Houve uma série de tentativas de tradução do termo, mas os possíveis nomes como projética industrial acabaram em desuso.

 

Especializações:

 

Dentre as especializações do design mais comuns na atualidade se encontram:


Design de Comunicação
Design Visual
Design Gráfico
Design tipográfico
Design editorial
Design institucional
Design de embalagem
Design de jogos
Design Digital
Design de hipermídia
Webdesign
Design de jogos de computador
Design de Som
Design de Produto
Design automobilístico
Design de embalagem
Design de mobiliário
Design de Moda
Design de jóias
Design de Estamparia
Design de Ambientes
Design de interiores
Design de iluminação


Existem ainda atividades que se auto-identificam com a expressão "designer" mas sem qualquer relação com a atividade de projeto propriamente dita. Exemplos incluem hair designer (para cabeleireiro), cake designer (para confeiteiro), body designer (para tatuador).

 

Fonte: Wikipedia

Veja a imagem a seguir: