Arquivos grandes sobrecarregam conexões de internet e entulham disco rígido. Confira dicas para fazer a redução no Windows, no Mac e também na web.
 

Ann Sakai usa uma câmera digital há oito anos, mas ainda precisa dominar a arte de dimensionar as fotos. Os arquivos de imagem exageradamente grandes que ela envia por e-mail para amigos e família extrapolam o limite de suas caixas de entrada.
 

“Muitas pessoas já reclamaram do tamanho”, disse Sakai, 51, pesquisadora farmacêutica em Cincinnati. Quando ela mandou uma foto de seus cachorros para o pai, ela disse, “a foto estava tão gigante que tudo o que ele podia ver era um pedaço do pêlo do animal”.

 
Como muitas pessoas que compartilham fotos, Sakai não sabe como diminui-las antes de enviá-las por e-mail. Os arquivos originais são tão grandes que podem se tornar difíceis de visualizar adequadamente em uma tela. Eles também sobrecarregam conexões de internet e entulham o disco rígido.
 

O redimensionamento de imagens é uma habilidade simples que vale a pena aprender à medida que mais e mais fotos são trocadas através da internet. Quando configurada para a maior resolução, câmeras digitais padrão capturam imagens em tamanhos de arquivo de aproximadamente 3 MB. Tente anexar alguns desses pequenos gigantes a uma mensagem de e-mail e você pode perder amigos rapidamente (sua família, apesar disso, provavelmente ainda vai continuar com você).
 

Tamanho
 

Algumas ferramentas para redimensionar fotos estão incluídas em sistemas operacionais de computadores Windows ou Mac. Outras estão em softwares como Adobe Photoshop Elements e serviços on-line gratuitos de compartilhamento de fotos.
 

Mas, primeiramente, é importante entender alguns conceitos básicos que irão surgir à medida que você redimensiona fotografias. Câmeras digitais, por padrão, salvam imagens como arquivos JPEG. Esse também é o padrão para imagens na internet. Quando for mandar uma foto por e-mail ou publicá-la, procure um arquivo JPEG cujo tamanho varie entre 50 KB e 100 KB. Isso vai garantir que o download e o upload das imagens sejam rápidos.
Ao redimensionar fotos, sempre salve a imagem redimensionada como uma cópia, ou use outro nome de arquivo, para não substituir o original. Se quiser imprimir fotos depois, você terá resultados muito melhores com esses arquivos de alta resolução.
 

Redimensionar

Quem usa programas complementares de edição de fotos como o Photoshop Elements vai encontrar alguns outros termos: Constrain Proportions e Resample. A opção de “Constrain Proportions” evita que uma foto fique esticada e distorcida com o redimensionamento. A opção “Resample” permite que o software recalcule e modifique as dimensões de pixels.
Para redimensionar uma imagem no Photoshop Elements, abra a foto e clique em “Image”, depois em “Image size”. Após assegurar que “Constrain Proportions” e “Resample Image” estejam selecionados, mude a resolução para 72, então insira um valor na caixa do tamanho pixel-dimensão -- o outro valor será automaticamente ajustado. Por exemplo, insira uma largura de 800 pixels para redimensionar uma foto de 3MB para um tamanho de aproximadamente 100 KB. Para diminuí-la, clique em “Save”, então mova a barra de deslocamento “Quality” em direção a “Smaller File”.
    

Se você não tem um software independente de edição de imagens, não se preocupe. Você pode redimensionar as fotos usando programas que vieram com seu computador.
 

Windows
No Windows Vista, ao clicar duas vezes na foto, o Windows Photo Gallery será aberto, a não ser que você especifique o contrário. Um jeito fácil de redimensionar uma foto é enviá-la por e-mail usando o Photo Gallery. Abra uma foto e clique no ícone de e-mail, e o programa irá oferecer quatro opções de redimensionamento, assim como a escolha de mantê-la no tamanho original. O Windows usa descrições genéricas como “pequena” para indicar resoluções (600 x 400 pixels, por exemplo) e uma estimativa do tamanho da foto. Uma foto de 3 MB redimensionada para “pequena” produz um arquivo de aproximadamente 75 KB.
 

Quando você clica em “Anexar”, o programa abre seu programa de e-mail e adiciona a imagem à mensagem.
Como alternativa, você pode clicar com o botão direito do mouse em um arquivo de foto, selecionar “Enviar para”, depois “Destinatário”. O software irá criar uma nova mensagem de e-mail e anexar a foto. Para compartilhar várias imagens, pressione a tecla Shift enquanto as seleciona.
 

O Vista inclui uma opção engenhosa do Windows Photo Gallery que permite juntar fotos rapidamente para fazer um filme. Para fazer isso, clique em “Fazer um filme”, adicione algumas imagens, depois selecione “Publicar filme” e “Enviar por e-mail”. As fotos serão salvas como um arquivo de filme e anexadas a uma nova mensagem de e-mail. Adicione música e títulos se quiser, mas se não quiser todo esse estardalhaço, você pode exibir umas dez fotos usando o Movie Maker em menos de um minuto.
 

O Windows XP também tem o truque do clique com o botão direito, mas é um pouco mesquinho em relação às opções, só oferece três tamanhos. Um download gratuito da Microsoft oferece mais flexibilidade. As ofertas de plug-in oferecem quatro opções de tamanho, e também permitem inserir dimensões de pixels para altura e largura. No entanto, não existe uma opção para limitar proporções, o que significa que você precisa ter cuidado ao inserir as dimensões, para evitar distorções.

 

O único problema é que todos esses métodos funcionam somente com Outlook, Outlook Express e Windows Mail. Se você usa e-mail através de navegador, como o Yahoo Mail ou Gmail, fazer o upload e anexar fotos exigem alguns passos extras. Continue lendo no G1